Marília

Saúde registra mais três óbitos por Covid - são 171 - e internações voltam a subir

Saúde registra mais três óbitos por Covid - são 171 - e internações voltam a subir

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, mais três mortes por Covid-19 em Marília. A cidade tem agora oficialmente 171 óbitos pela doença.

A cidade registrou ainda 148 novos casos da doença e chegou a 12.336 pacientes com testes confirmados. Tem dois óbitos em investigação. O número de internações voltou a subir: são 98 pacientes em hospitais, dos quais 49 são casos confirmados e 49 são suspeitos. No domingo eram 83 internados.

O primeiro óbito é de um homem, de 60 anos, com diagnóstico de diabetes como condição de risco. Ele iniciou sintomas dia 1º de janeiro e foi internado dia 5 na Santa Casa, onde colheu exame para Covid-19, que confirmou resultado positivo, indo a óbito no último sábado, dia 30 de janeiro.

O segundo óbito é de um homem, de 25 anos, com diagnóstico de neoplasia cerebral. Em sua notificação hospitalar não há informação de início de sintomas.

No dia 29 de janeiro realizou testagem rápida com resultado positivo para Covid na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, sendo encaminhado nessa data para internação na Santa Casa, onde chegou apresentando febre, tosse, falta de ar e prostração, indo a óbito no próprio dia 29 de janeiro.

E o terceiro óbito é de um homem, de 92 anos, com diagnóstico de doença cardiovascular crônica. Ele começou a ter sintomas no dia 3 de janeiro e foi internado na Santa Casa de Adamantina dia 14, já com resultado para Covid positivo, indo a óbito no último dia 24 de janeiro.

“A Vigilância Epidemiológica de Marília informa que obteve a confirmação desse óbito apenas nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, através de consulta no sistema de informações sobre mortalidade; e ressalta que não obteve a notificação do caso suspeito em tempo oportuno e a informação do óbito pelo hospital de atendimento”, diz um comunicado oficial.

A demora do registro do óbito provocou reações indignadas de familiares que revelaram o caso ao Giro Marília no final de semana.

A Saúde contabiliza 117 pacientes em tratamento e oficialmente identificados como casos com risco de transmissão. Também tem 3.254 exames à espera de resultados. Aponta 12.048 pacientes curados e registra 35.970 testes com resultados negativos.