Nacional

Indicação de Bia Kicis na CCJ seria declaração de guerra ao STF, dizem ministros

Indicação de Bia Kicis na CCJ seria declaração de guerra ao STF, dizem ministros


source

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam recebido a notícia da provável i ndicação da deputada Bia Kicis (PSL-DF) à CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) como uma declaração de guerra ao Supremo.

Segundo apuração da CNN Brasil , ministros do Supremo procuraram ministérios de Jair Bolsonaro e parlamentares do alto escalão para demonstras insatisfação com a entrega da principal comissão da Câmara à deputada.

O desconforto decorre do fato de que Kicis. ao longo do seu mandato de deputada, protagonizou diversas afrontas à Corte. Entrer elas, o pedido de impeachment dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de ter xingado o ministro aposentado Celso de Mello de “juiz de merda”.

A parlamentar também é autora de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para antecipar a aposentadoria dos integrantes da corte para 70 anos. A intenção de Kicis é possibilitar Bolsonaro de indicar mais nomes ao tribunal até o fim de seu mandato, já que, se a PEC for aprovada, os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski teriam de se aposentar.

Hoje, os ministros se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. Assim, até o fim de 2022, Bolsonaro indicará apenas o sucessor do agora decano Marco Aurélio Mello.