Marília

Bicicletada traz evento mundial para Marília e incentiva ciclovias na cidade

Bicicletada traz evento mundial para Marília e incentiva ciclovias na cidade

Marília terá no dia 25 um momento para pedalar, defender ciclismo, ciclovias e novos conceitos de mobilidade urbana para acompanhar uma convocação internacional do projeto Massa Crítica Mundial 2021. 

A ideia é difundir na cidade informações sobre o avanço do uso de bicicletas como uma alternativa sustentável em relação à aglomeração nos transportes coletivos e aos veículos motorizados em geral, poluentes e que ocupam muito espaço das vias públicas.

“Aqui em Marília o foco será chamar a atenção para que Prefeitura e Câmara Municipal atuem pelo pedalar no município. Faltam ainda políticas públicas e infraestrutura para garantir o modal cicloviário como uma boa possibilidade”, diz o ciclista e ativista Sérgio Urbaneja, um dos responsáveis pelo evento na cidade.

O encontro foi proposto para acompanhar a programação do 10º Fórum Mundial da Bicicleta a ser realizada na cidade de Rosário, Argentina, nos dias 8 a 12 de setembro de 2021.

A mobilização acompanha momento de boas notícias e antigos desafios para os ciclistas. O governo federal acaba de anunciar redução de impostos nas importações de bicicletas, o que pode implicar em redução de preços no país.

Além disso, a pandemia mostrou aumento na procura pelas bicicletas e identificação da prática como uma alternativa sustentável e barata para evitar situações de aglomeração no transporte.

Contra os ciclistas seguem os desafios de falta de espaços públicos, insegurança, ampliação de malha rodoviária com pouca ou nenhuma previsão de espaços para ciclistas.

A Bicicletada em Marília será promovida com alguns alertas de prevenção: distanciamento, uso de equipamentos de proteção e atenção a protocolos sanitários. O eveto tem página no Facebook para discussão, inscrição e orientações gerais.

Serviço
Bicicletada Massa Crítica
Teatro Municipal de Marília
Dia 25 de fevereiro
19h,