Marília

Vídeo - Ambientalistas acusam lixo e esgoto em cachoeira turística de Marília

Espuma e água verde e latas deixadas no local; na última foto, água limpa há seis meses – Arquivo pessoal
Espuma e água verde e latas deixadas no local; na última foto, água limpa há seis meses – Arquivo pessoal

Em seis meses, uma das muitas cachoeiras usadas como ponto de turismo e lazer em Marília ganhou grande quantidade de lixo com latas, garrafas e resto de material e sinais de descarte irregular de esgoto em um córrego da zona norte, próximo ao bairro Jardim Maracá.

O caso foi denunciado por ambientalistas e frequentadores. Um vídeo em redes sociais mostra a água suja no local e denuncia o mau cheiro pelo descarte do esgoto. “Não dá para suportar, não dá mais para ficar aqui.”

Em janeiro deste ano os ambientalistas haviam identificado o mesmo problema na região de Padre Nóbrega., Naquele caso, a contaminação da água ocorreu por problemas em uma bomba de recalque do esgoto, que foi substituída por uma temporária: a nova bomba também queimou. Será trocada.

As imagens revelaram ainda a quantidade de lixo deixada por visitantes. Há seis meses outro grupo de ambientalistas esteve no local e apontou uma área limpa e adequada para o público.

A descoberta acompanha momento em que as cachoeiras são alvo de um trabalho de incentivo à educação ambiental, turismo, esporte de aventura e atração de visitantes para a cidade.

Ações da Origem, uma organização ambientalista da cidade, e grupos de Rapel promovem limpeza, conscientização, visitas monitoradas e outras formas de uso consciente dos espaços.

Veja abaixo o vídeo divulgado