Economia

Ministério da Economia revoga decisão de reduzir imposto para bicicletas

Ministério da Economia revoga decisão de reduzir imposto para bicicletas


source

Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu revogar nesta quarta-feria (17) a portaria anunciada em fevereiro que reduzia a alíquota para importação de bicicletas . O decréscimo no imposto seria gradual, de 35% para 20%, e foi criticado pelos fabricantes nacionais de bicicletas e pela bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional.

A taxa chegou a ser reduzida de 35% para 30% em março e sofreria nova queda, passando para 25% no meio doa ano, além de um último corte em dezembro, quando chegaria ao valor final de 20%.

A zona franca de Manaus, onde são produzidas anualmente cerca de 600 mil bicicletas, sofreria um impacto significativo com a importação de bicicletas chinesas. 

A bancada amazonense de senadores chegou a assinar um projeto de lei para anular a resolução da Camex, porém voltaram atrás após a promessa que o ministério voltaria atrás na decisão, o que de fato aconteceu ontem. 

A redução efetiva ficou em 10% sob a alíquota de 35%, portanto, o imposto para importação de bicicletas estacionou em 31,5%.