O vereador Oswaldo Féfin Júnior, acusado de ofender e agredir servidores da Saúde no Pronto Atendimento da Zona Sul, respondeu à denúncia em um vídeo nas redes sociais em que nega as acusações, mostra algumas imagens de sua visita à unidade e momentos de confronto com funcionários que não autorizaram uso de suas imagens.
As imagens e o pronunciamento do vereador mostram movimentação de Féfin na unidade, momentos de confronto com servidores e cobranças insistentes por informações, especialmente sobre o chamado kit Covid de medicamentos, também conhecido como tratamento precoce, cujo uso é centro de polêmica.
O caso provocou o registro de um boletim de ocorrência contra o vereador e mobilização para uma denúncia à Câmara por quebra do decoro parlamentar. O vereador disse que recebeu queixas de usuários sobre medicamentos, qualidade do atendimento e até dificuldade no acesso à unidade.
O vídeo do vereador mostra conversas com moradores em que ele pergunta sobre a entrega do tratamento precoce. Nas imagens dos confrontos com servidores o vereador repetiu pedido de informações sobre os kits.
Houve pelo menos dois momentos de contatos físicos em que servidores tentam impedir um assessor do vereador de filmar a visita e usar suas imagens.
Um deles mostra quando a enfermeira-chefe Maria Angela Rodrigues, responsável pela unidade tenta impedir a gravação e é afastada pelo vereador. “Eu não aceito que me filme, eu não quero”, diz a enfermeira.
“Tira a mão do celular, tá maluca? Tá maluca? Você vai ser representada, cê tá louca? Eu tô como vereador, é função do vereador, legal, constitucional, fiscalizar os órgãos municipais. Tá cheio de gente morrendo internada e você quer pegar meu celular?”
“Você não tem que estar me filmando, eu não autorizei”, disse a enfermeira
“Eu estou filmando, isso é público”, diz o vereador
“Eu não autorizei”, repete a enfermeira.
“Vou fazer mais uma pergunta, existe remédio para tratamento aqui”, diz o vereador em um dos trechos divulgados.
A íntegra do vídeo divulgado por Féfin está em sua página do Facebook.