
Um decreto municipal publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial institui em Marília a obrigatoriedade de “Curso de Primeiros Socorros” para professores e equipes em escolas municipais e privadas da cidade.
O programa vai capacitar os profissionais para atendimentos imediatos em casos de acidentes nas dependências e deve incluir desde casos como quedas a situações de asfixia.
As unidades deverão ter equipes treinadas em todo o período de atendimento além de “kits de Primeiros Socorros”, em conformidade com o treinamento recebido.
A meta é orientar professores e monitores das escolas municipais e privadas; além de servidores/funcionários que atuam em toda a educação municipal e privada e estabelecimentos recreativos.
O treinamento será oferecido por profissionais cedidos pela Secretaria Municipal da Saúde ou pelo Corpo de Bombeiros e podem envolver médicos, enfermeiros e bombeiros.
A carga horária de treinamento será determinada pelas Secretarias Municipais da Educação e Saúde e o curso deve ser renovado anualmente.
As aulas terão caráter obrigatório e extracurricular, e serão ministradas em horários que não causem prejuízo às demais disciplinas da grade curricular ordinária de cada Unidade Escolar.
As escolas da rede privada bem como os estabelecimentos de recreação, deverão promover o curso de primeiros socorros para capacitação de seus professores e funcionários, por profissionais habilitados.