
O empresário Giro Ikeda, sócio e dirigente na indústria que leva o nome da família e uma das principais lideranças empresariais de Marília, faleceu neste domingo aos 81 anos.
Nascido em Oriente em 17 de dezembro de 1939, Giro Ikeda começou a trabalhar na empresa da família ainda adolescente em Pompéia, onde a indústria foi criada.
Foi presidente do Sekenkai (grupo de jovens do kaikan), presidente do Lions Clube de Pompéia e integrante da maçonaria, com envolvimento em diferentes projetos de atendimento social.
Promoveu com o irmão, Itiro Ikeda, a transferência da indústria para Marília na década de 80. A Ikeda tornou-se uma referência nacional na produção de implementos agrícolas.
Em 2015 recebeu o título de Cidadão Mariliense em proposta do ex-vereador Mário Coraíni Júnior, aprovada por unanimidade. Atuou como dirigente e liderança política na cidade, envolvido com os principais temas do município.
Foi casado com Tomeko Hamazaki Ikeda, com quem teve três filhos. O sepultamento foi marcado para 16h deste domingo, sem velório, em Pompéia.