Marília

Reunião com subprefeitos estimula hortas comunitárias em distritos de Marília

Reunião com subprefeitos estimula hortas comunitárias em distritos de Marília

Uma reunião de subprefeitos dos distritos de Marília com participação de técnicos e especialistas em produção rural incentivou propostas para desenvolver hortas comunitárias na cidade como fonte de renda e abastecimento. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O técnico agrícola Daniel Assis Scalco apresentou a proposta das hortas e a importância de medidas ajuda e orientação dos pequenos produtores e nos seus modos de manejo. Segundo ele, além de unir e gerar renda para os pequenos produtores, a produção das hortas cria alternativas de abastecimento com baixo custo.

Jailton Aparecido Bruno, o chefe da Divisão de Fiscalização de Mercados e Feiras, apontou possibilidade de evolução do setor agrícola e hortifrutigranjeiro, contribuindo

A ideia das hortas foi complementada por sugestões de programas permanentes de manutenção das estradas rurais. O engenheiro Emerson Luiz Passini, chefe da Divisão de Agricultura, apresentou projeto para criar depósitos de cascalho e fresa nos distritos destinados a facilitar recuperação das vicinais.

“Também serão reformadas diversas pontes no município. A ideia central relativa às pontes é substituir basicamente as de madeira por tubos de concreto da forma correta, efetuando projetos simplificados de cálculos de volume de água entre a montante e a jusante”, disse Emerson.

O médico veterinário Fábio Saraiva, chefe do SIMM (Serviço de Inspeção Municipal de Marília) destacou as normas sanitárias e de segurança dos produtos e de sua correta manipulação em relação à saúde, e citou como exemplo a forma correta de se produzir queijos, carnes, embutidos, ovos, dentre outros produtos.

O encontro foi comandado pelo secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato de Argollo Haber; e contou com a presença dos cinco subprefeitos: Amador Barbosa (Dirceu), Erick Lucas Shinomya de Castro (Fazenda do Estado), Jaqueline Correia da Silva (Amadeu Amaral), Elvis Onofre Ferreira (Rosália) e Paulo César Bezerra da Silva (Avencas).

“Precisamos construir um entendimento viável e racional que promova a recuperação das estradas rurais e pontes de nosso município, facilitando o escoamento da produção agrícola. Também foi feita uma explanação no que a secretaria municipal da Agricultura pode oferecer em prestação de serviços e programas de fomento aos produtores rurais”, disse o secretário Renato Haber.