Marília

Comércio de Marília abre às 9h na segunda em nova fase do Plano SP

Comércio de Marília abre às 9h na segunda em nova fase do Plano SP

O comércio de Marília vai abrir das 9h às 17h a partir de segunda-feira, aproveitando a retomada da atividade definida na fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização.

O Estado previa atendimento das 11h às 19h, com autorização para oito horas de funcionamento. Segundo a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), o horário foi definido a pedido de empresas e administradores na cidade.

“Felizmente a abertura do comércio acontecerá e agora, mais do que nunca, devemos lutar de forma mais contundente para não retrocedermos nas fases”, festejou o presidente da Acim, Adriano Luiz Martins.

A fase de transição autoriza retomada de atividades do comércio e cultos religiosos a partir de domingo. Na próxima semana serão autorizados restaurantes e serviços como academias, clubes, salões e barbearias.

As academias e clubes terão direito o horário especial em função do modelo de serviço: 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total. Parques serão abertos a partir do dia 24 de abril. Bares não podem ter atendimento presencial.

“O comerciante já vinha tomando todo cuidado. É um setor que é cuidado e é cuidador, porque sofre fiscalização constante e ajuda a orientar conduta de consumidores, funcionários e da comunidade em geral”, disse José Augusto Gomes, superintendente da Acim.

RESTAURANTES

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Marília, Sinval Grupo, disse que a projeção de abertura regulamentada pode oferecer um fôlego para as empresas, especialmente aos finais de semana, mas destacou que ainda há muitas dificuldades.

“Ainda faltam medidas de suporte econômico, aguardávamos a reedição das regras de suspensão de contratos e jornada, prorrogação de impostos e outras medidas”, disse.