
Dois espaços da Secretaria Municipal de Assistência Social – um na zona norte e outro na zona sul – vao receber um projeto-piloto de implantação de hortas comunitárias em Marília. O objetivo é envolver a comunidade no trabalho, de forma voluntária, para a produção em programa de segurança alimentar.
O trabalho terá apoio da Secretaria Agricultura, Pecuária e Abastecimento com orientação técnica, suporte e acompanhamento da produção. Caso a proposta tenha êxito deve ser levada a outros pontos da cidade.
O plantio deve ser voltado tanto para distribuição de alimentos quanto para geração de renda para comunidades em vulnerabilidade social. Além de uma opção em meio à crise econômica provocada pela epidemia, o trabalho deve ser estendido para medida de atendimento permanente.
O desenvolvimento de hortas comunitárias já havia sido apresentado como sugestão de subprefeitos para investimentos nos distritos da cidade. A proposta foi apresentada em reunião com o secretário municipal da Agricultura, Renato Argollo Haber.
Segundo ele, o lançamento do projeto com a Assistência permite o envolvimento da comunidade e alternativas de alimentação saudável e orgânica. “Esse é o futuro do planeta e a execução desse projeto trará inúmeros benefícios para nossa cidade”.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento social, Wania Lombardi destacou a importância de o município atuar na área de segurança alimentar, tanto no período de pandemia no sentido de prevenir a fome e contribuir com alimentação mais saudável.