
O Marília e Região Convention & Visitors Bureau completou nesta segunda-feira dez anos de atuação em uma iniciativa que promove, divulga e incentiva empreendedores em diversas atividades de serviços, turismo e negócios e que enfrenta o momento mais delicado do período em função das restrições impostas pela epidemia de Covid-19.
No dia 28 de junho de 2011 a entidade foi fundada com 45 empresas associadas, o maior início de CVB’x do interior de São Paulo, que hoje conta com 21 unidades.
“O objetivo principal do Marília CVB é atrair um novo fluxo de visitantes à cidade por meio da captação, do apoio e da promoção de eventos. A entidade também contribui para a divulgação da cidade e colabora com a gestão pública da atividade turística”, explica o presidente do Bureau, Carlos Alberto Lopes, empresário no setor da alimentação com a Cantina Mamma Mia..
Nesses dez anos de atividade, chegou a ter mais de 70 associados, que juntos impulsionaram a criação do site visitemarilia.com.br, direcionado a promotores de eventos, o app Visite Marília, divulgado para hóspedes de nossos hotéis.
Lançou o primeiro mapa turístico da cidade; ministrou treinamento para taxistas; promoveu festivais ligados à gastronomia local e concursos de fotografias, registrando a beleza de nossa cidade.
Apoiou pelo menos 80 eventos, com suporte de material informativo sobre a cidade, propiciando negociações especiais para as empresas associadas e promoveu nove festivais ligados ao setor de alimentação.
“Cada evento de médio porte que acontece na cidade gera aproximadamente 300 hospedagens e cada uma dessas pessoas tem gasto médio de R$ 300,00/dia. Estima-se que nos últimos anos pré-pandemia o setor de eventos injetava milhões de reais por ano na economia da cidade”, diz o presidente.
O Festival Gastronômico de Marília, maior evento do setor da nossa região, aconteceu por sete anos seguidos e foi modelo para diversas cidades do Estado e propiciando a doação de mais de R$ 100 mil a entidades beneficentes da cidade.
A cada ano o percentual dos participantes de fora da cidade crescia, representando 21% do total na última edição, em 2019. Além do nosso maior festival, também estávamos apostando no setor de hambúrgueres, realizando o Festival Burger Days por dois anos consecutivos. Ambos eventos foram suspensos temporariamente devido a pandemia.
“Hoje o Marília Convention Bureau está fragilizado. Junto da impossibilidade de realizar eventos, a crise gerada pela pandemia fez com que muitas empresas, vários restaurantes e hotéis associados, também impossibilitados de funcionar em sua plenitude, tivessem que parar de contribuir durante esse período e a entidade luta para sobreviver”, diz o gerente executivo, Gilberto Rossi Júnior.
Hoje com um aporte menor da iniciativa privada e sem qualquer suporte da gestão pública, o Marília CVB foca seus esforços na participação e representatividade política no Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, onde tem seu representante como presidente há dois mandatos.
Coordenou o desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo e, junto com o SINHORES Marília, foi fundamental na conquista do título de MIT – Munícipio de Interesse Turístico, que propiciou inclusão em programa de repasses como recursos para reforma do o Museu de Paleontologia da cidade.
Também tem papel importante no CODEM, Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília, liderando a Câmara Técnica de Turismo.
“Estamos resistindo a essa crise, certos de que em breve tudo vai melhorar e nossa cidade voltará a receber os visitantes que sempre recebeu, apostando que nossos festivais voltarão em breve e que novas opções de lazer surgirão após essa crise, principalmente ligados à cultura com o novo museu e com as iniciativas ligadas ao turismo rural e ecoturismo que surgem a cada dia”, explica Gilberto.