
A Prefeitura de Marília publicou nesta quinta-feira uma recomendação para que todos os veículos oficiais de empresas terceirizadas que prestam serviços para o município adotem abastecimento de veículos com etanol.
A medida acompanha novo ciclo de medidas para o programa Município Verde Azul e foi tomada para incentivar ações de sustentabilidade. O decreto destaca que a combustão do álcool libera grandes quantidades de energia e emite menos gases poluentes por ser gerado a partir de fontes limpas e renováveis.
“Diferente da gasolina, por exemplo, que se origina de fonte fóssil e, portanto, esgotável, e sua combustão emite gases altamente poluentes, como o Dióxido de Carbono (CO²)”, diz o decreto.
A escolha entre os combustíveis na maioria das vezes é feita com viés econômico. A flutuação de preços – que no caso do etanol envolve situações como safra, oferta e procura – além do padrão de consumo dos veículos é geralmente a mais lembrada por motoristas no momento do abastecimento.
A recomendação reforça iniciativas de melhoria da classificação da cidade no programa Verde Azul, um projeto do governo do Estado para incentivar políticas públicas de sustentabilidade e proteção ambiental.
A cidade tem divulgado outras medidas como plantio e regularização de arborização, tratamento de esgoto, recuperação de áreas de vegetação e fontes de água.