Nacional

Aziz diz que depoente da CPI de hoje fez treinamento para responder perguntas

Aziz diz que depoente da CPI de hoje fez treinamento para responder perguntas


source

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 13, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM) , disse que soube que a depoente de hoje, a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Manuela Medrades , fez um media training [curso preparatório para entrevistas] para ser inquirida pelos senadores. Ainda assim, ela estaria sendo aconselhada por seus advogados a ficar em silêncio sempre que possível.

“O que eu sei é que ela [Manuela Medrades] fez uma media training ontem e que, durante a essa media training, ela ‘perdeu a cabeça’ várias vezes. Então, os advogados estão aconselhando ela a não responder [as perguntas dos senadores]. É isso que está acontecendo”, disse Aziz.

E completou: “Fatos são fatos. Se ela não responder, os fatos serão declarados, até porque a Covaxin foi a única vacina que o presidente [Jair Bolsonaro] fez questão de ligar para o primeiro ministro da Índia, pedindo agilidade para comprar. Só esse fato é algo muito grave”.

Manuela possui um habeas corpus parcial concedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o qual tem o direito de ficar em silêncio quando acreditar que a resposta pode incriminá-la de alguma forma. 

A Precisa Medicamentos foi a empresa que intermediou a negociação para compra da vacina indiana Covaxin, alvo de suspeitar de irregularidades e de corrupção – como denunciado pelo deputado federal Luiz Miranda (DEM-DF) e pelo irmão dele, o servidor do Ministério da Saúde Luiz Ricardo Miranda.