O secretário municipal de Saúde em Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, divulgou em redes sociais um vídeo que marca dez dias sem pacientes em atendimento no Polo Emergencial Covid criado na zona sul da cidade.
As imagens mostram leitos desocupados e salas vazias no atendimento e foram acompanhadas por uma mensagem em que Cassio destaca avanços no controle da epidemia. Ele informa ainda que toda a estrutura seguirá montada caso haja retrocesso. ”Mas estamos vencendo, finalmente”, divulgou.
A Secretaria informou ainda que a redução da demanda permitiu uma reorganização dos recursos humanos destinados para o polo emergencial e as equipes devem ser direcionadas para novas frentes de atendimento na cidade.
A redução dos atendimentos acompanha tendência de queda dos casos graves e óbitos registradas há aproximadamente 20 dias na cidade. O polo emergencial atua como uma das portas de entrada ao sistema de internações – assim como o Pronto Atendimento da Zona Sul e a Unidade de Pronto Atendimento na Zona Norte -.
A queda de atendimentos nestes pontos de serviços reflete também na redução de internações e a cidade vem apresentando evolução na sobra de leitos tanto em UTIs quanto em enfermarias.
Mas a Saúde destaca a importância de manter as medidas de prevenção, distanciamento, evitar aglomerações e procurar a vacinação de acordo com o calendário e a oferta de doses.
O secretário já divulgou também que o sistema hospitalar atua deforma regional e o avanço na cidade depende também de melhorias em outros municípios.