A Ação do Coração, um movimento internacional que promove arrecadação e doação de alimentos, roupas, livros, além de distribuir corações de tecido com mensagens de esperança e amor, vai desenvolver ações especiais em Marília neste ano, em que chega a 11ª edição.
A campanha, que já envolve doadores da cidade e região desde 2016, deve fazer envio de corações de tecido, símbolo do projeto, para profissionais da saúde e hospitais da cidade como reconhecimento pelo trabalho em meio à epidemia de Covid.
O movimento começou com projeto de orientar e estimular os cuidados com o coração. Voluntários produzem corações de tecido e unem a iniciativa à entrega das doações.
O projeto oferece diferentes formas de contribuição e doações: repasses com boleto, PIX, doações pelo site, que apresenta diversas informações sobre o projeto. Disponibiliza ainda um aplicativo – Ação do Coração – em que o doador pode produzir de forma virtual um design de coração a ser enviados com mensagens de amor, esperança, fé e outros temas.
A data central da campanha é 2 de agosto, que lembra a morte do ator santista Eduardo Furkini, vítima de um infarto e que inspirou o movimento. Durante uma viagem à Europa, ele e seu irmão, Alexandre Camilo, conheceram uma ação parecida feita para lembrar da importância de cuidar da saúde do coração.
Eduardo morreu antes de concretizar esse sonho. Camilo resolveu então preservar a memória do irmão e fundou a Associação que leva o nome de Eduardo, além de promover a campanha no país.
Assista vídeo de apresentação do projeto