Marília

Lago do Aquarius vira polo de edução ambiental com lazer em Marília

Lago do Aquarius vira polo de edução ambiental com lazer em Marília

O Lago do bairro Aquarius na zona norte de Marília, uma tradicional opção de lazer da cidade, tornou-se um espaço para conhecimento ambiental aos que frequentam o ambiente.

Cercado por vegetação nativa, o lago é também ponto de atração de pássaros como garças e andorinhas, além de patos, gansos e marrecos que circulam pelo local.

“Em períodos de estiagem, as águas tornam-se rasas e é possível observar as plantas submersas, além de se estudar a importância dos recursos hídricos para sobrevivência das espécies e como estas se adaptam em situações de escassez da água”, explica o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite.

O lago foi repetidas vezes alvo de ações voluntárias demoradores e ambientalistas em ações de limpeza e manutenção de vegetação.

“Situações extremas também colaboram para o aprendizado dos visitantes, como ocorrida há alguns anos, através do processo de eutrofização, quando o lago foi coberto por algas que, se não cuidadas, seriam um grande risco à existência de vida nas águas.”

Uma operação de limpeza retirou material orgânico do lago. Segundo Cassiano, a limpeza mostrou que foi uma situação pontual e não houve mais propagação das algas.

“É um grande ecossistema que permite aos visitantes, durante o lazer ou visitas monitoradas por escolas, aprenderem sobre o equilíbrio ambiental deste lugar, e seu funcionamento.”