
A partir de segunda-feira, dia 16, começa uma nova etapa de fiscalização e controle do uso de vagas da zona azul digital em Marília e os motoristas que não fizerem pagamentos começam a receber notificações de irregularidade.
O serviço vai funcionar nos 3.000 pontos de estacionamentos controlados pelo empresa Rizzo Park na cidade no centro comercial, região da avenida das Esmeraldas e da Praça São Bento. O serviço completa um mês de atividades e orientações neste domingo, mas como não há cobrança na data as mudanças vigoram na segunda.
A partir desta etapa a empresa projeta aumento na adesão ao aplicativo do serviço, que oferece sistema de compra de créditos por aplicativo nos celulares e tablets.
A Rizzo registrou pelo menos 3.000 cadastrados no primeiro mês de operação, com sistema de orientação e sem notificações, e espera chegar ao final do ano com até 30 mil cadastrados.
Segundo a empresa, o número de adesões iniciais foi considerado alto e acima de outras cidades onde opera. Mas ainda está longe da previsão de até 60 mil cadastrados incluindo motoristas da cidade e região que circulam no comércio de Marília.
Além do aplicativo, o sistema terá apoio dos monitores nas ruas e de parquímetros instalados em alguns pontos. Mas a empresa defende o sistema pelo celular pela comodidade e agilidade no uso.
A zona azul vai cobrar R$ 2.00 por uma hora de uso da vaga e R$ 4,00 por duas horas. Motos, idosos e pessoas com deficiência são isentos, mas devem obedecer o limite de duas horas de uso das vagas, ou podem ser autuados.