Marília

João Victor Martins, símbolo na luta contra câncer em Marília, morre aos 24 anos

João em ensaio para divulgar campanha de apoio à Santa Casa – Divulgação
João em ensaio para divulgar campanha de apoio à Santa Casa – Divulgação

João Victor Martins Sevilha, 24 anos, foi um símbolo em diversas formas em Marília: na luta pessoal contra um caso de câncer, na dedicação a outros pacientes, no engajamento em campanhas de melhoria da estrutura e nas relações pessoais que construiu de forma tão rápida. E por tudo nisso sua morte precoce nesta sexta-feira causa uma onda de reações na cidade.

Descobriu o caso de câncer aos 17 anos. Um situação rara na próstata em adolescente diagnosticada em 2016.

Era paciente da ala de oncologia da Santa Casa de Marília e foi símbolo do hospital na Campanha McDia Feliz de arrecadação para ampliação dos serviços na ala infanto-juvenil.

Apaixonado por música e games, fez trabalhos com modelo fotográfico, em projeto de inclusão social. Em 2017 iniciou curso de técnico em Enfermagem. Não conseguiu concluir.

Em maio deste ano casou-se com Andreia Silva. Com a esposa montou um pequeno negócio para confecção de brindes.

Desde o primeiro ano de tratamento se prontificou a trabalhar na divulgação dos serviços e necessidade de apoio aos pacientes. Fez um ensaio fotográfico para material de divulgação da campanha de arrecadação e participou pessoalmente de atividades públicas.

Incentivou outros jovens, fez contatos e ajudou a atrair doadores, divulgou avanços da oncologia. “Outras crianças e adolescentes virão depois de mim e precisam de ajuda”, disse em um dos eventos públicos da campanha Mc Dia Feliz.

O velório foi marcado na sala 3 em Vera Cruz, onde o sepultamento foi marcado para 13h deste sábado.