Marília

Companhia de Dança do Estado faz apresentações em Marília na sexta e sábado

SPCD – Carolina Pegurelli em GPDD Carnaval em Veneza em versão de Duda Braz – Foto Charles Lima
SPCD – Carolina Pegurelli em GPDD Carnaval em Veneza em versão de Duda Braz – Foto Charles Lima

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, apresentase pela primeira vez na cidade de Marília com dois espetáculos gratuitos no palco do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello.

As sessões acontecem nos dias 10 e 11 de setembro (sexta e sábado), às 20h, com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Marília. Os ingressos poderão ser retirados 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria no Teatro Municipal.

Seguindo os protocolos governamentais estabelecidos de enfrentamento à Covid-19, será obrigatório o uso de máscaras pelo público e a ocupação da plateia estará limitada a 51% da capacidade total da casa de forma a garantir o distanciamento entre os espectadores.

As apresentações abrem com Pivô, obra de Fabiano Lima eleita o terceiro melhor espetáculo de dança pelo júri do Guia da Folha de S.Paulo em 2016, ano de estreia da coreografia. A criação trabalha movimentos do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea ao som de composições brasileiras como a ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896).

Na sequência, os bailarinos apresentam o Grand Pas de Deux de Carnaval em Veneza, em versão de Duda Braz a partir da obra de Marius Petipa (1818-1910). Vibrante e virtuoso, esse duo clássico toma como inspiração os bailes de máscaras da Europa do século XVII.

O encerramento fica por conta de Umbó, primeiro trabalho original da coreógrafa baiana Leilane Teles para São Paulo Companhia de Dança. A obra, que tem figurino de Teresa Abreu e iluminação de Gabriele Souza, busca refletir sobre como a arte do outro reverbera em cada um, evidenciando o papel da inspiração no processo de criação.

O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos nesta concepção.

SERVIÇO
São Paulo Companhia de Dança no Municipal Waldir Silveira de Mello
Programa: Pivô, de Fabiano Lima; Grand Pas de Deux de Carnaval em Veneza, versão de Duda Braz; pré-estreia de Umbó, de Leilane Teles
Datas: 10 e 11 de setembro
Horários: Sexta e sábado, às 20h
Endereço: Av. Rio Branco, 51 – Centro – Marília/SP
Capacidade física: 219 lugares
Entrada Franca mediante doação de 1kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Marília
Retirada de ingressos: 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro Municipal