Marília

Santa Casa de Marília promove Pedágio de Valorização à Vida e prevenção de suicídios

Santa Casa de Marília promove Pedágio de Valorização à Vida e prevenção de suicídios

Um “pedágio de valorização à vida” promovido durante três dias até esta sexta-feira em Marília mobilizou colaboradores da Santa Casa em ação especial para o Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio. Cartazes na cor amarela com frases de reflexão e autocuidado foram expostos em tenda montada nas proximidades da entrada de funcionários do hospital.

O objetivo foi conscientizar os colaboradores sobre a importância em se ter uma boa saúde mental, ainda mais em um momento difícil como o de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Folhetos explicativos da campanha também foram entregues e os participantes responderam, sem a necessidade de identificação, a uma avaliação de estresse, depositada em uma urna e que posteriormente terá uma análise dos psicólogos do hospital com uma publicação conclusiva na intranet.

O slogan da campanha é “Falar é a melhor solução”. “É um período muito difícil para muita gente, com a perda de entes queridos, desemprego, crianças sem poderem frequentar a escola. A melhor prevenção ainda é a orientação. É preciso tirar aquele estigma de que não se pode falar de suicídio. Nosso foco é valorizar a vida e a saúde mental das pessoas, pensando sempre de uma maneira ampla, no biopsicossocial”, disse o psicólogo coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho.

Os colaboradores da Santa Casa de Marília que precisam de atendimento psicológico podem procurar o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e agendar sessões com os profissionais da instituição. Em casos emergenciais, os psicólogos fazem o acolhimento e encaminhamento destes funcionários que necessitam de ajuda no que diz respeito à saúde mental. Vale ressaltar que os atendimentos acontecem com total sigilo e ética profissional.

Alguns canais importantes também podem ser procurados para quem necessita de ajuda. Marília possui o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do telefone 188. A cidade também dispõe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com Viver (transtornos mentais) – telefone 3451-4028, Caps AD (Álcool e Drogas) – telefone 3433-8606 e Caps I (Infantojuvenil) – telefone 3451-1660.