Marília

Cão terapia vira atração para crianças no Centro Lucy Montoro de Marília

Cão terapia vira atração para crianças no Centro Lucy Montoro de Marília

O projeto “Cão Terapeuta” do Hospital das Clínicas de Marília promoveu um dia de lazer para crianças do Centro de Reabilitação Lucy Montoro com a Minnei, uma Golden Retriever treinada por sua tutora, Milena Diniz de Freitas, para atuar na Intervenção Assistida por Animais.

Além de carinho e sorrisos, o contato com a cachorra estimula motricidade e movimentação, ajuda na reabilitação e no bem-estar das crianças.

“Sou mãe, fonoaudióloga e amo animais. Sempre observei o quanto meus cachorros contribuíram para o desenvolvimento saudável dos meus filhos e vi que isso também seria bom para outras crianças. Por isso, há mais de três anos estudo e me dedico a este projeto do “Cão Terapeuta”, relata Milena.

Ela explica que a terapia oferece acolhimento que vai além do envolvimento em recuperação médica. “A “cãoterapia” não é para pessoas doentes, é para pessoas. É uma demonstração de amor incondicional e eu acredito nisso.”

Segundo a coordenadora Clínica do Lucy Montoro,  Roberta Cardozo Flores, a “cãoterapia” proporcionou uma nova experiência às crianças.

“As atividades terapêuticas fazem parte das ações específicas do processo de reabilitação, aproximando os laços entre paciente, família e terapeuta. E neste ano contamos com a nova experiência e importante participação da “cão terapeuta” Minnei, que proporcionou uma nova modalidade de terapia aos pacientes”.