Saúde

Cidade na Bahia retira obrigatoriedade sobre uso de máscara

Cidade na Bahia retira obrigatoriedade sobre uso de máscara


source


Cidadãos na cidade de Brumado, no interior da Bahia, agora não serão mais obrigados a usar máscara facial. A obrigatoriedade no uso do equipamento de proteção individual contra a Covid-19 foi suspensa pela prefeitura nesta terça-feira (19).

As exceções, conforme indica o decreto publicado no Diário Oficial do Município, são o uso nas instituições de ensino das redes pública e privada; pessoas com sintomas gripais; e pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus.

A medida é assinada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Os dois argumentam que os boletins epidemiológicos da cidade indicam “constante diminuição do número de casos ativos da doença” e que não houve nenhum registro de internamento em decorrência da Covid-19 desde o último dia 3 de setembro.

Além disso, de acordo com a gestão, das 58.777 pessoas com idade a partir dos 12 anos e, portanto, elegíveis para a vacinação, 88,61% já tomaram a primeira dose e 58,79% completaram o esquema vacinal. Números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça (19) indicam que Brumado registrou, desde o início da pandemia, 9.754 casos de coronavírus, sendo apenas nove deles atualmente ativos.

Leia Também

Flexibilização em debate

A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara é uma discussão a nível nacional, já que o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de flexibilizar a regra . Cidades como São Paulo e  Rio de Janeiro já admitiram o interesse em desobrigar o uso neste mês de outubro. Outros municípios, como Salvador, na capital baiana, pretendem manter a obrigatoriedade.


De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), esse é o posicionamento da maioria. Uma pesquisa realizada pela entidade, em setembro, mostrou que  62,3% dos prefeitos defendem a manutenção do uso obrigatório enquanto a vacinação avança no país. De modo geral, o Brasil tem 48,92% de sua população com o esquema vacinal completo, segundo números do consórcio de veículos de imprensa.

Fonte: IG SAÚDE