
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) retomou o sistema de rodízio 24/24h nos bairros abastecidos pelo Sistema Batalha/ETA em Bauru. Segundo um comunicado oficial, a medida tem como finalidade minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída pelo manancial, que hoje registra 3,00 metros, sendo que seu nível considerado ideal é de 3,20 metros.
O rodízio começou a partir da 0h deste domingo (31), e será alternado entre os bairros da região Centro/Altos da Cidade/Estoril I e II e os da região do Bela Vista, Vila Falcão/Alto Paraíso, Jardim Ouro Verde/Terra Branca.
Até 0h de segunda (01 de novembro), serão abastecidos os bairros da região Vila Falcão/Alto Paraíso/Bela Vista/ Ouro Verde/Terra Branca. Já os bairros Centro/Altos/Estoril I e II receberão água a partir da 0h de segunda (01) até 0h de terça (02), assim sucessivamente.
“Importante salientar que durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessário a recuperação de nível (?enchimento? das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.”
A mudança ocorrerá para a avaliação do comportamento da lagoa de captação nos próximos dias, em que não há previsão de chuvas. De acordo com a evolução, o DAE tomará novas medidas.
“O critério para definir o esquema de rodízio considera as manobras operacionais passíveis de serem feitas e obedecem a métodos exclusivamente técnicos. A medida é emergencial e temporária, podendo ser interrompida assim que o sistema volte a ficar equilibrado ou comece o período de chuvas. As demais regiões, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não serão afetadas pela interrupção no fornecimento de água.”
O DAE inormou ainda que disponibiliza caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular. A autarquia também pede à população que siga economizando água e evite o desperdício.