Saúde

Mudanças climáticas propiciaram 200 mil casos de doenças renais, diz estudo

Mudanças climáticas propiciaram 200 mil casos de doenças renais, diz estudo


source


As mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos propiciaram o surgimento de cerca de 202 mil casos de doenças renais no Brasil entre 2000 e 2015. Isso é o que diz um estudo publicado pela revista The Lancet, com dados que indicam que 7,4% das hospitalizações por doenças renais estão ligadas ao aumento da temperatura no país.

Segundo o Poder360, a pesquisa foi liderada pelo professor Yuming Guo e pelo especialista Shanshan Li. Eles levaram em conta 2.726.886 hospitalizações com enfermidades renais durante 15 anos e também internações diárias em 1.816 municípios brasileiros.

O professor Guo explicou que, para cada aumento de grau na temperatura média diária, aumenta em 1% a média de doenças renais. Em meio a isso, os mais afetados são mulheres, crianças menores de quatro anos e idosos acima dos 80 anos.


Diante desse cenário, os autores do estudo alertam para a urgência na aplicação de políticas públicas com o objetivo de controlar as mudanças climáticas no Brasil. Com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) realizada nesta semana em Glasgow, na Escócia, o governo federal prometeu reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2030.

Fonte: IG SAÚDE