Nacional

Ciro retoma candidatura após conflito no PDT por votos na PEC dos Precatórios

Ciro retoma candidatura após conflito no PDT por votos na PEC dos Precatórios


source


Uma semana após suspender sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), anunciou seu retorno à fase da disputa pré-eleitoral.

“Estou de volta, sim. Eu volto à luta porque o meu partido, os companheiros da bancada, me deram um sinal muito generoso e corajoso. Só fazem esse tipo de gesto aqueles que têm compostura”, disse o presidenciável, em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (10).

A decisão de Ciro foi tomada após a bancada do PDT na Câmara dos Deputados orientar voto contrário à Proposta de Emenda Complementar nº 23/2021 (PEC dos Precatórios) no segundo turno da votação . A medida em questão adia o pagamento de precatórios, dívidas já reconhecidas pela Justiça, e abre brechas para que o governo financie o Auxílio Brasil, projeto pensado para substituir o Bolsa Família apenas até o fim do governo Jair Bolsonaro.

Leia Também

Quando a maior parte dos deputados do PDT votou a favor da PEC no primeiro turno, Ciro se mostrou contrariado e disse que  suspenderia sua pré-candidatura até que os deputados pedetistas reavaliassem suas posições. Agora, com a mudança de postura de 11 correligionários , o presidenciável se diz “mais fortalecido do que nunca” para seguir a campanha.


“Eu não desisti da minha pré-candidatura. Eu suspendi, como um ato de luta. Porque eu não posso tomar bola nas costas”, explicou à emissora.

O pedetista aparece estagnado nas pesquisas eleitorais, com, no máximo, 10% das intenções de voto. No levantamento mais recente, divulgado nesta quarta-feira (10) e feito pela Genial/Quaest , ele marcou apenas seis pontos percentuais, ficando atrás do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que registrou 8% das intenções. Na liderança, aparece o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 48%, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 21%.