Economia

MP de Bolsonaro cria plano de saúde para PF

MP de Bolsonaro cria plano de saúde para PF


source

Uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União, última quinta-feira, altera a Lei Complementar 89/97, que criou o Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol). O objetivo principal do texto (MP 1080/21), segundo o Governo Federal, é a criação de um plano de saúde para os servidores da Polícia Federal (PF).

Com a alteração, até 30% dos recursos do Funapol poderão ser usados para o pagamento de despesas com saúde e custeio de transporte, hospedagem e alimentação de servidores em missões ou operações de natureza oficial. Outras despesas relacionadas à atividade-fim da PF poderão ser estabelecidas em regulamento.

Antes de a alteração ser aprovada, os mesmos 30% do fundo só podiam ser usados apenas para o custeio das despesas com deslocamento e manutenção de policiais em operações relacionadas às atividades-fim da Polícia Federal.

Como a MP apenas altera a forma de usar o recurso já existente no fundo, o Governo Federal afirma que isso não vai acarretar a criação ou aumento de despesas públicas, nem concessão de qualquer aumento remuneratório dos servidores.

O texto agora será analisado diretamente nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.