Marília

Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília

Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília
Cartilha para volta ás aulas abre série de orientações do Procon em Marília

O Procon de Marília inicia neste mês um novo programa de orientação e projeta oferecer até o final do ano série de informações temáticas para orientar consumidores na relação com empresas e prestadoras de serviços.

O projeto é aberto com uma cartilha de orientação sobre as principais dúvidas sobre as leis que regulamentam os gastos com educação, envolvendo inadimplência, devolução de matrícula, entre outros.

A cartilha “Volta às Aulas e os Direitos do Consumidor” explica por exemplo, que o contrato de prestação de serviço da escola ou universidade deve ser divulgado com antecedência, de acordo com a Lei 9.870/99, com pelo menos 45 dias antes da data final da matrícula.

Caso o aluno tenha débitos durante o ano letivo, a escola não pode restringir acessos, negar aplicação de prova ou acesso às aulas. Este tipo de prática é proibido pela Lei e pode ser considerado como cobrança vexatória.

Aluno inadimplente também não pode ter seu nome inscrito no SCPC. Educação é um direito social e por isso a inclusão no SCPC é prática desproporcional dada a natureza da prestação. Saiba mais sobre Negociação de dívida; Desistência do curso; Devolução de matrícula na faculdade.

Acesse as informações na página do Procon no Facebook