Nacional

Mobilização ajuda jovem de Quintana a comprar prótese três anos após acidente

Mobilização ajuda jovem de Quintana a comprar prótese três anos após acidente

Kellen Melissa Gaspar, 28 anos, a Mel, uma moradora de Quintana (45km de Marília) é há quase 12 meses o centro de uma mobilização regional para financiar um prótese após amputação da perna direita em um acidente de moto na rodovia SP-294.

Em todo esse tempo de atividades virou inspiração pela disposição, atividades e mensagens de fé, ampliadas pelo apoio de um dos padres mais conhecidos na região, Edson de Oliveira Lima, que atua naquela cidade mas foi pároco da Sagrada Família em Marília.

Mas se a campanha tem dez meses, a luta é mais antiga. Começou no dia 15 de março de 2019 quando ocorreu o acidente. Mel fez todos os procedimentos de atendimento pelo SUS e recebeu uma prótese, mas não conseguiu adaptação, apesar de muitas tentativas e mudanças no projeto.

Descobriu que precisaria de um modelo mais personalizado e que ele só seria obtido na iniciativa privada. O orçamento passa dos R$ 120 mil.

“Eu queria tentar tudo pelo SUS onde tive resultados excelentes, mais infelizmente não me adaptei com a prótese fornecida, assim como acontece com outras pessoas. Então viajei até Campinas para fazer uma avaliação”, conta.

Além da prótese ele terá que custear pelo menos dez dias de estadia na cidade com acompanhante. Surgiu a primeira ação especial com a venda de pizzas. A partir daí não parou mais.

Kellen, que chegou a morar em Marília por algum tempo, havia voltado para Quintana pouco antes do acidente. Morava com a mãe. Nos 110 dias seguintes ao caso exigiu muitos cuidados da família, ainda hoje tem dependência mas busca seus espaços e virou atleta da Amei (Associação Mariliense de Esporte Inclusivo).

“Eu sempre gostei muito d academia e na minha reabilitação no Lucy Montoro vi que eu era capaz de voltar a treinar mesmo sem um membro, foi aí q retornei as atividades físicas e hoje faço parte do atletismo paralímpico na Amei”, diz.

Católica e devota de Nossa Senhora Aparecida, recebe muito apoio na paróquia dedicada à santa em Quintana.

“Sem sombra de dúvidas Ela me levantou daquela cama de hospital e me livrou de voltar pro centro cirúrgico. Eu procurei o Padre Edson, contei a minha história e ele me fez o convite para dar início na novena de Nossa Senhora Aparecida entrando com a imagem e abraçou a minha causa, vem me ajudando muito.”

E se você decidiu ajudar, há várias maneiras: comprar produtos produzidos ou vendidos por Kelly e amigos – acesse a página do Facebook  -; fazer repasses por Pix – a chave é 42919695894 –, contribuições por uma vaquinha online ou depósito em conta corrente, com os dados abaixo:
Caixa Econômica Federal
Agencia 1893
Operação 103
Poupança 00001917-9
Kellen Melissa Gaspar de Oliveira, CPF 429.196.958-94