Nacional

Candidatos da 'terceira via' aparecem estagnados em nova pesquisa

Candidatos da 'terceira via' aparecem estagnados em nova pesquisa


source

Em nova pesquisa eleitoral, os candidatos da chamada ‘terceira via’ aparecem estagnados e sem sinais de crescimento que possam alterar o atual cenário das eleições presidenciais de 2022. De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) oscilaram para baixo, em relação ao último levantamento da instituição, realizado em novembro de 2021.

Segundo a pesquisa, Moro aparece agora com 10,1% das intenções de voto, em comparação com 10,7% que tinha em novembro. Já Ciro Gomes, passou de 6,1% da última pesquisa para 5,6%, enquanto Doria passou de 3,1% para 2,4% no novo estudo.

De acordo com o instituto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando o ranking , sendo o único candidato que cresceu fora da margem de erro, em relação à pesquisa anterior. O petista, que em novembro aparecia com 34,9% das intenções de voto, agora tem 40,1%.

Em seguida, no cenário eleitoral, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 29,1% ante 29,2% do último levantamento. Entre os entrevistados, 3% disseram que não sabem ou não responderam e 7,3% afirmaram que não escolheriam nenhum dos candidatos, ou votariam branco ou nulo.

Leia Também


Para realizar a pesquisa, foram ouvidas 2.020 pessoas em entrevistas cara a cara, de 162 municípios de todos os estados e do distrito federal, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09055/2022.