Marília

Servidora ganha redução de jornada para cuidar de filho autista em Marília

Servidora ganha redução de jornada para cuidar de filho autista em Marília

A servidora municipal J.O.F. auxiliar de desenvolvimento escolar na Prefeitura de Marília, deve ter a jornada de trabalho reduzida em 50% do tempo, sem perda do salário, para dedicar mais tempo aos cuidados com o filho, I.F., criança com transtorno do espectro autista.

A medida é uma decisão da Vara da Fazenda Pública em liminar que atende pedido da servidora, que precisou ir à Justiça para garantir o benefício.

A redução não poderá provocar qualquer medida de compensação do horário, segundo a decisão. É um caso raro em que a discussão judicial é estimulada por falta de regulamentação da situação no município. As normas locais só permitem redução com corte de salários ou reposição.

“Não há que se falar na ausência de amparo legal para a redução de jornada pretendida. O caso comporta a observância dos dispositivos constitucionais protetivos da pessoa com deficiência”, diz o documento.

A decisão considera as necessidades especiais do menor e a extensão das patologias indicadas na documentação apresentada pela mãe.

A justiça abriu prazo de 30 dias para que a prefeitura apresente manifestação sobre o caso.