Em meio ao carnaval e um número elevados de novos óbitos por Covid – foram nove no final de semana prolongado – a Saúde de Marília registra um dos melhores índices de ocupação hospitalar em dois meses, ainda em alerta.
Os dois últimos balanço de internações divulgados mostraram a cidade fora do alerta vermelho para ocupação das vagas.
No levantamento da quarta-feira a ocupação de enfermarias fiou em 49% – 29 dos 59 leitos – e entrou na faixa verde de uso após quase dois meses: a última vez havia sido registrada em 5 de janeiro.
O uso de UTIs do SUS estava em 70% – 39 dos 55 leitos oferecidos. Nos leitos particulares havia 8 pacientes para 14 UTIs – índice de 57% – e dois internados em leitos clínicos para 13 vagas.
Na sexta-feira a cidade já havia apontado faixa amarela para ocupação em todos os leitos do SUS e privados ou de convênios. Durante quase todo o mês de fevereiro a Secretaria registrou alerta vermelho com altos índices de internações.
Mas os dados são sempre reflexos de um momento, a ocupação é dinâmica e mudanças podem acontecer de forma rápida.
Além disso, a cidade segue em situação de alerta – o índice geral de uso de leitos do SUS é de 59% – e precisa acompanhar nos próximos dias eventual repercussão do feriado prolongado.