
O jornalista mariliense Ricardo Ribeiro chegou na manhã desta sexta-feira à Polônia com uma caravana de voluntários de Portugal que leva mantimentos, remédios e suporte para refugiados da Ucrânia, que enfrenta invasão em guerra com a Rússia.
No vídeo desta manhã, ele fala do cansaço mas do incentivo pelo projeto. “Bateu o cansaço, mas estamos em muita expectativa para contato com as famílias. O telefone não para, estamos vendo a logística de como reservar hotel para casal com duas crianças.”
O grupo vai seguir até Varsóvia. São 460km depois da fronteira com a Alemanha, por onde a caravana chegou. A cidade fica a aproximadamente 250km da fronteira com a Ucrânia.
Em Varsóvia será feita a entrega de alimentos, água, colchões, roupas, brinquedos e remédios levados pelos voluntários. As equipes vão organizar ainda o retorno com alguns refugiados, em situação como um casal com duas crianças.
Toda a viagem é documentada em vídeos postados pelo jornalista na página @portugalonlineoficial, que Ricardo mantém com a esposa, a também jornalista Cláudia David Ribeiro. O casal vive em Lisboa.
A viagem sofreu alguns atrasos por imprevistos. No primeiro, parte da caravana teve que aguardar troca de veículo por pane. Uma grande van foi substituída por três menores.
Outra parada imprevista foi para descansar. Longo roteiro – serão quase 3.500km até Varsóvia -, frio intensivo, fusos horários provocaram uma parada para descanso.
Veja abaixo o vídeo divulgado na manhã desta sexta.