O prédio que já abrigou a gerência executiva do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no centro de Marília voltou para programa de “desmobilização” de imóveis do governo e deve ter novas tentativas de venda após anos de abandono.
É um grande imóvel – 1.128m², com salas comerciais, no coração centro comercial na rua Campos Sales e o abandono deixa sinais nos vidros quebrados e marcas do abandono.
Estantes metálicas, arquivos, muitos papéis jogados mostram patrimônio não aproveitado que acumula sujeira e fica exposto em área nobre .
A situação causou preocupação de moradores e o Giro Marília recebeu mensagens sobre os danos, o material deixado no local e a preocupação com invasões ou mais atos de vandalismo. Contas e outros boletos aparecem acumulados no chão junto aos casos dos vidros quebrados. Ainda há muitos quebrar.
O prédio foi desocupado quando a gerência foi transferida. O INSS informou ao Giro Marília que o imóvel já foi incluído no programa de desmobilização em 2021.
“Atualmente, o prédio está em processo de transferência para a Secretaria do Patrimônio da União. Isso está sendo feito com os imóveis não operacionais do INSS (que não são de interesse para uso próprio)”, diz o Instituto.
O órgão informou ainda que faz visitas periódicas para verificar a situação do prédio e tem contrato com empresa para realizar a manutenção. “O INSS já comunicou essa empresa para a substituição dos vidros quebrados. Os papéis em desuso serão reciclados.”
O prédio entrou em programa de leilão em 2018, mas não atraiu compradores. Tem três andares e fica próximo à avenida Sampaio Vidal. Veja vídeo gravado no local: