Marília

Entidades buscam doações pelo imposto de renda em Marília; faça sem gastos extras

Entidades buscam doações pelo imposto de renda em Marília; faça sem gastos extras

Algumas das principais entidades de atendimento social, em saúde, inclusão e educação de Marília estão em campanha para estimular contribuintes a fazer doações de recursos por repasses sem gastos extras pela declaração do Imposto de Renda.

As doações são feitas a partir da escolha do modelo de declaração, preenchimento, acesso ao site dos conslehos municipais responáveis pela gestão dos recursos e indicação das entidades a serem beneficiadas. 

É possível destinar duas doações diferentes: até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. E o melhor: pode destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir. Basta identificar na declaração o Fundo para Crianças e Adolescentes de Marília e o Fundo Municipal do Idoso da cidade.

Em 2021, os contribuintes que moram no estado de São Paulo e entregaram a declaração no modelo completo poderiam ter destinado um total de quase R$ 2,5 bilhões. Porém, as destinações efetivamente realizadas totalizaram apenas cerca de R$ 48 milhões. Esse número representa menos de 2% do que poderia ter sido alcançado.

Saiba como destinar

1 – Modelo de declaração
Para destinar parte do seu Imposto de Renda diretamente na declaração, você precisa optar pela tributação por deduções legais, popularmente conhecida como declaração no modelo completo.

2 – Preenchimento
Primeiro preencha toda a sua declaração, inclusive a ficha “Doações efetuadas”, caso você tenha feito alguma destinação ao longo de 2021. Depois, vá à ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolha entre “Criança e Adolescente” ou “Idoso” e clique em “novo”.

 passo 1

Na tela que se abre, você já encontra a informação de quanto pode destinar para aquele tipo de fundo (“Criança e Adolescente” ou “Idoso”). Daí basta escolher para quais dos fundos cadastrados quer destinar e quanto e clicar em “OK”. Você pode dividir o valor disponível entre mais de um fundo ou destinar o valor total para apenas um.  

 passo 2

Se selecionou primeiro a opção “Criança e Adolescente”, lembre-se de que ainda pode destinar para os fundos do idoso, e vice-versa. Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, acesse o menu “Ajuda” do Programa Gerador da Declaração (PGD) clicando na tecla F1 do teclado do computador.

Depois de transmitir a declaração, é só imprimir o(s) Darf(s) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. Lembre-se que é gerado um Darf para cada fundo que você escolheu.

 passo 3

Se você apurou saldo de imposto a pagar, o valor total destinado será abatido do que você deveria pagar de imposto. Já se apurou saldo de imposto a restituir, o valor total destinado será somado à sua restituição e devolvido com atualização pela Taxa Selic em um dos lotes de restituição do IRPF 2022.

Vale lembrar que sua declaração só terminará de ser processada quando o sistema da Receita Federal detectar que o Darf da destinação foi pago e que não há nenhuma outra pendência.