Economia

Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas

Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas
Em março, fila do INSS recua para 1,6 milhão de pessoas


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Enfim uma boa notícia para cidadãos que aguardam uma resposta aos seus requerimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a fila recuou de 1,7 milhão para 1,6 milhão de pedidos em espera de análise em março. Se comparado a 2019, ano anterior ao início da pandemia da Covid-19, no mês de janeiro o número de análises estava em 1,8 milhão e chegou ao maior da história em julho, registrando 2,4 milhões. Nos anos seguintes, a média foi 1,7 milhão em 2020 e 1,8 milhão em 2021.

Conforme o INSS, algumas medidas possibilitaram a queda do estoque. Como empenho de servidores, automação, investimento em capacitação e reorganização da estrutura, por exemplo.

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Para o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, apesar da redução do estoque, ainda são necessárias mais e novas ações para diminuir ainda mais. Atualmente, o INSS analisa por mês cerca de 751 mil pedidos de benefícios. O número de novos requerimentos mensais é de 674 mil processos.

— Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos. Esse passivo é relativamente grande e temos consciência da necessidade de dar uma resposta célere para a sociedade — explicou Oliveira.

Oliveira considera que o INSS está no caminho certo para equacionar a fila de espera e reconhecer os direitos da população de forma mais ágil.

— Estamos aqui para entregar um INSS melhor para a sociedade brasileira. Com esse objetivo trabalhamos de domingo a domingo — afirmou.

Ações para reduzir o estoque

• Capacitação de servidores

• Ampliação e melhoria do parque tecnológico, com a aquisição de cerca de 18 mil novos computadores destinados aos servidores em teletrabalho e renovação dos computadores e redes das unidades do INSS

• Aprimoramento dos sistemas de trabalho para automação dos processos

• Reabertura das agências do INSS para atendimento presencial agendado

Leia Também

• Reorganização da estrutura hierárquica e funcional

• Investimento na segurança do acesso aos sistemas corporativos, visando proteger os servidores e evitar fraudes

• Acordos de cooperação técnica com empresas, associações, sindicatos e prefeituras, para ampliar o acesso aos serviços previdenciários e acelerar a análise

• Parcerias com outros órgãos governamentais e entidades para cruzamento de dados e compartilhamento de informações

• Educação previdenciária aos cidadãos por meio da Escola da Previdência

• Simplificação e organização da legislação previdenciária (nova Instrução Normativa)

• Aprimoramento dos canais de atendimento à população, seja por meio remoto, como o telefone 135 e o Meu INSS (site e aplicativo), seja presencialmente, nas agências do INSS e no PrevBarco

• Pedido de contratação de novos servidores

• Proposição de nova gratificação financeira para incentivar o incremento na análise dos processos em estoque