Marília

Saúde pede adesão a vacinas em alta de casos de Covid e síndromes gripais

Saúde pede adesão a vacinas em alta de casos de Covid e síndromes gripais

Os casos de Covid e síndromes gripais aumentaram não é de agora: a Saúde vem afirmando isso desde o começo de maio. O alerta está em uma mensagem da Secretaria Municipal de saúde em resposta ao Giro Marília e vem com uma orientação: aproveitar programa de vacinação e tomar doses necessárias contra a Covid e influenza.

Segundo a nota, a população não pode “baixar guarda” e é hora de as pessoas procurarem as unidades e atualizarem suas carteiras vacinais. Uma ação especial de atendimento neste sábado vai abrir todas as unidades de saúde na cidade para atendimento das 8h às 16h30.

A manifestação ocorre após registro de centenas de novos casos de Covid em dois dias e da sobrecarga de serviços de Pronto Atendimento nos casos de síndromes gripais, especialmente em crianças.

Parte desta evolução seria resultado de atualização de dados após falhas nos sistema de registro. Ainda assim a tendência é de evolução nos casos tanto de Covid quanto das síndromes gripais, até pelas condições de clima e transmissões sazonais.

“Esta semana houve um aumento considerável que é reflexo dos últimos dias mais frios e por consequência o acúmulo de casos e o sistema que ficou em manutenção a semana passada toda.  Devemos lembrar que semana passada todos os sistemas ministeriais ficaram fora do ar. Porém a transmissão também está voltando”, diz o comunicado da Saúde.

Segundo a mensagem o aumento de síndromes gripais envolve crianças e adultos. “Pedimos as famílias para manter ambientes arejados, não frequentar escolas e ambientes fechadas quando estiver doente ou sintomático.”

A Secretaria orienta ainda uso de máscara e procurar assistência na atenção primária – unidades de saúde – para ser atendido e quando necessário o médico irá avaliar para encaminhar ao pronto atendimento

“A rede de saúde atende várias outras demandas inclusive demandas respiratórios e pedimos a população que vá procurar as unidades de saúde para realizar suas vacinas, diminuindo assim a transmissão dessas doenças.”