Economia

Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos

Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos
Para sair da recuperação judicial, Latam toma novos financiamentos


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A companhia aérea Latam anunciou que assinou uma série de cartas de compromisso de financiamento que, segundo a companhia aérea, asseguram o montante necessário para a sua saída da recuperação judicial nos Estados Unidos (o chamado Capítulo 11). Por meio dos acordos, que ainda precisam do aval da Justiça americana, a linha aérea vai fazer uma nova emissão de dívida de US$ 2,25 bilhões e terá uma linha de crédito de US$ 500 milhões.

A companhia teve prejuízo de US$ 4,65 bilhões no ano passado, 2% a mais do que o registrado em 2020.

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As cartas de compromisso referentes aos US$ 2,25 bilhões e à linha de crédito de US$ 500 milhões foram assinadas pelo grupo Latam com os bancos JPMorgan Chase, National Association, Goldman Sachs, Barclays, Natixis, New York Branch, BNP Paribas e BNP Paribas Securities Corp, de acordo com o comunicado da empresa aérea.

Esse financiamento será concedido como um novo empréstimo DIP (debtor-in-possession), que dá ao credor prioridade absoluta no recebimento dos créditos. Diferentemente do financiamento DIP atualmente vigente da Latam, que tem os acionistas da aérea como principais financiadores, o atual permanecerá vigente após a saída da Latam do processo de recuperação judicial. 

“O financiamento de saída será automaticamente convertido em financiamento a prazo na data de saída do processo de Capítulo 11”, disse a Latam em nota. A aérea afirma que o financiamento de saída terá US$ 500 milhões em crédito rotativo e mais três empréstimos de US$ 750 milhões, os dois últimos com emissão de cinco e sete anos.

Em nota, o presidente do grupo Latam, Roberto Alvo, afirma que o recurso “assegura a totalidade do financiamento necessário para completar nosso plano de reestruturação” da companhia com a “flexibilidade que permite otimizar as condições de mercado existentes”. 

Os US$ 2,25 bilhões levantados agora chegam após um capital de US$ 5,4 bilhões de crédito que a Latam já havia conseguido em janeiro de 2022.

O financiamento de saída contempla ainda mais um empréstimo DIP (debtor in possession), chamado pela companhia de DIP Junior, de US$ 1,172 bilhão, que deve ser concedido ainda enquanto a Latam está no processo de Capítulo 11 e que precisa ser totalmente pago pela Latam antes de sua saída da recuperação judicial. 

A Latam quer usar esse dinheiro para quitar o primeiro DIP que recebeu no início do ano. À época, a Latam previa um aumento de capital de US$ 5,4 bilhões.

A prioridade desse DIP Junior será menor que a do financiamento de saída. Esse aporte será feito pela aérea Delta Air Lines, hoje acionista da Latam, e os credores Lozuy S.A., Costa Verde Aeronáutica S.A., QA Investments Limited, além de outros credores atuais da Latam representados pela Evercore.