O médico ortopedista e traumatologista Gualter Maldonado Azevedo, da Santa Casa de Marília, realizou na cidade um cirurgia inovadora por endoscopia na coluna dorsal. Trata-se de procedimento de alta complexidade com descompressão da medula sob neuro monitorização intraoperatória com potencial evocado.
A cirurgia envolve técnica minimamente invasiva para tratamento de hérnias de disco com série de vantagens que incluem menor dano em tecidos, redução de hospitalização e retorno precoce a atividades, com acompanhamento para monitorar o impacto no sistema nervoso durante o procedimento.
O neurocirurgião Roth Vargas, de Campinas, um dos maiores especialistas de cirurgia endoscópica de coluna vertebral do país, participou do procedimento cirúrgico na Santa Casa de Marília.
A tecnologia utilizada evita complicações ao paciente durante a cirurgia, levando-se em consideração que a região onde foi feita a intervenção fica próxima à medula espinhal.
O paciente, de 42 anos, apresentava quadro de hérnia calcificada que levou à indicação da cirurgia. “A medula espinhal já estava sendo comprimida e por esta razão a cirurgia se fazia necessária o mais rápido possível, com a pessoa, inclusive, correndo o risco de ficar paraplégica”, explicou Gualter Maldonado Azevedo.
Esta discectomia endoscópica de coluna dorsal foi realizada pela primeira vez em Marília, conforme informou o médico ortopedista. “Agradecemos a estrutura oferecida pelo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília, muito importante para o sucesso de um procedimento como este e também o instrumental com tecnologia de ponta da marca Richard Wolf utilizado na cirurgia”, concluiu o profissional.