Nacional

Presídio promove ações de inclusão e saúde para público LGBT na região

Presídio promove ações de inclusão e saúde para público LGBT na região

A Penitenciária I de Balbinos (96km de Marília) promoveu um programa de ações socioeducativas voltadas para o público LGBTQIA+, por meio do projeto “Quebrando Tabus”. Iniciativa da diretoria de Reintegração e Saúde em conjunto com o setor de Educação da unidade prisional, as atividades contemplaram 35 reeducandos, que assistiram palestra e foram submetidos a exames preventivos de saúde.  

Com o tema “Cuidados com o Corpo e Autoestima”, o evento abordou, ainda, assuntos relacionadas às questões social, espiritual e emocional, conforme explica o coordenador e responsável pelo projeto, o Policial Penal Paulo Oliveira dos Santos. 

As ações de saúde foram desenvolvidas e mediadas pela professora de Enfermagem do Centro Universitário de Lins (Unilins) Laura Terenciani Campoy, que contou com o auxílio de duas alunas: Luana Salomão Rodrigues Bezerra e Estefene Vitória de Oliveira Silva. 

As atividades visaram resgatar a autoestima dos participantes, enfatizando, principalmente, o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos valores pessoais, independentemente da identidade de gênero de cada pessoa.

SUPERAÇÃO

“Iniciativas como esta me faz criar forças para superar todas as discriminações e obstáculos da vida. Me faz criar valores pessoais e acreditar que o amanhã será um dia melhor”, destaca uma reeducanda transexual, de 25 anos, que participou do evento.  

Outra participante, de 21 anos, frisou que as atividades a fizeram despertar novamente para a vida. “Já sofri muito, mas hoje estou disposta a superar todos os meus medos e traumas, como também me valorizar, pois aprendi que sou capaz”, completa. 

‘NOVOS TRABALHOS’

A professora de Enfermagem agradeceu pelo acolhimento e recepção de servidores e reeducandos da Penitenciária I de Balbinos. Ela pretende retornar à unidade. “Estamos dispostas a realizar novos trabalhos em conjunto, podendo levar mensagens de superação, saúde e autoestima aos mais necessitados”, apontou Laura. 

Responsável pelas atividades educacionais realizadas no estabelecimento penal, Paulo dos Santos destacou que o evento contribuiu para esclarecimentos e troca de experiências. “Também ajudou a promover o desenvolvimento das competências pessoal, social, moral e ética dos participantes”, finaliza. 

EXAMES

Durante a palestra, foram realizadas diversas ações preventivas de saúde, como exame de glicemia, verificação dos batimentos cardíacos e aferição da pressão arterial.