A prefeitura de Uberlândia suspendeu o empréstimo de quadras poliesportivas que seriam cedidas para a realização da Olimpíada Universitária da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). A medida veio depois que um grupo de estudantes “fez o L”, em referência ao ex-presidente Lula (PT), candidato à reeleição, durante o hino nacional na cerimônia de abertura do evento esportivo, na última sexta-feira (14). A manifestação política foi gravada e compartilhada nas redes sociais.
“Durante a cerimônia de abertura da Olimpíada Universitária, ocorrida em 14 de outubro de 2022, na Arena Sabiazinho, durante o canto do Hino Nacional houve manifestação de natureza política por parte de estudantes, sendo esta espontânea e pacífica”, afirmou a UFU em nota enviada ao iG .
“A UFU foi surpreendida através de contato telefônico com o cancelamento contratual referente ao uso de espaços administrados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia na manhã do dia 15 de outubro”, completou.
Procurada pelo iG , a Futel (Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer), órgão municipal que administra a estrutura esportiva de Uberlândia, disse que o motivo da tomada de decisão se deu pelo descumprimento da UFU de regras previamente estabelecidas. Entre elas, estariam a proibição de fogos de artifício, confetes, pirotecnia, fitas e o uso de cola em jogos de handebol.
A UFU, por sua vez, informou que não foi acionada sobre nenhum incidente no que diz respeito a cláusulas contratuais, e ressaltou ainda que “o uso dos espaços utilizados nos dias 14 e 15 de outubro ocorreu após entendimento entre diretores técnicos de ambas as instituições”.
A instituição acionou formalmente formalmente a Prefeitura no último sábado (15), com cópia ao Ministério Público Federal, buscando reverter a situação e solicitando que a Prefeitura ao menos formalizasse o ato administrativo. A Prefeitura teria dito a um terceiro que formalizaria a suspensão oficialmente nesta terça-feira (18) mas, até o momento, o Gabinete da UFU não recebeu nenhum documento nesse sentido.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Nacional
div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}