Marília

Daem informa quebra de adutora e risco de crise no fornecimento de água em Marília

Daem informa quebra de adutora e risco de crise no fornecimento de água em Marília

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), informa que ontem (4) por volta das 22h houve o rompimento da adutora do Rio do Peixe na segunda estação de bombeamento próximo à rodovia SP-333. 

Esta adutora é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% de Marília, com isso, diversas regiões da cidade poderão sofrer desabastecimento, principalmente as regiões central, oeste e norte.

Segundo o comunicado oficial, o Daem já iniciou as atividades para consertar a adutora, mas os serviços devem ser finalizados somente hoje (5), no período da tarde. Neste período, o departamento solicita aos moradores dos bairros que economizem, fazendo o uso racional da água.

A quebra e a crise no abastecimento acompanha uma série de problemas relatados pelo Daem, que deixaram bairros da zona sul sem água por vários dias, inclusive em meio a uma onda de calor, e já afetaram de forma repetida o abastecimento em bairros da zona oeste e também no sistema Peixe.

As crises acontecem em meio a um conturbado processo de privatização dos serviços de saneamento – que envolve abastecimento de água e coleta e destinação de esgoto – na mais pol~emica medida da administração municipal, que contraria inclusivce uma promessa história do prefeioto Daniel Alonso para não fazer a concessão do serviço.

Enquanto atravessa todas as crises, o Daem ja contratou novas obras, mudou regras de gestão e prepara o edital de lançamento da concorrência que vai provocar concessão do serviço por 35 anos.