Economia

Bolsa reage após fala de Haddad sobre reforma tributária

Bolsa reage após fala de Haddad sobre reforma tributária
 

Após  fala de Fernando Haddad (PT) durante evento promovido pela Febraban (federação Brasileira de Bancos), o mercado financeiro reagiu negativamente, e apresentou alta no valor do dólar e queda nos investimentos da bolsa brasileira. 

O Ibovespa registrou queda de 2,73% nesta tarde. A moeda americana também encerrou o dia com saldo negativo, apontando um aumento de 1,85%, em R$ 5,411.

Em seu discurso, Haddad destacou que o governo eleito deve tratar a reforma tributária como prioridade nos próximos anos. Segundo ele, as negociações sobre a mudança devem ser feitas com diálogo entre a equipe do Presidente Lula e com os demais Poderes.

Também foi citado pelo ex-prefeito a necessidade de reorganizar o Orçamento para priorizar gastos necessários para o próximo governo. Haddad sinalizou, em sua fala, que as decisões sobre o Orçamento devem passar pelos parlamentares.

A presença de Haddad no evento veio de surpresa, após o ex-ministro cancelar sua presença durante a semana. Contudo, o presidente eleito pediu para que ele fosse ao evento para representar o próximo governo no evento.

O petista é cotado para o Ministério da Fazenda. O evento seria como um ‘teste’ para o mercado financeiro sobre a atuação de Haddad.

Para Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed, a escolha do ex-prefeito pode ter sido afetada por não ir de acordo com a expectativa de uma equipe técnica para o ministério.

“A bolsa pesou repercutindo notícias que colocam Haddad como possível ministro da Fazenda. O mercado não vê com bons olhos um político no cargo. O ideal seria alguém de perfil mais técnico. Além disso, muitos acreditam que Haddad não tem boa interlocução com o Congresso”, disse o especialista.

Fonte: IG ECONOMIA