Marília

Junta Militar de Marília convoca reservistas para exercício de apresentação

Junta Militar de Marília convoca reservistas para exercício de apresentação

A Junta do Serviço Militar em Maríulia convocou reservistas dos últimos cinco anos para a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2022, que será realizada da seguinte entre os dias 9 a 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e também pela Internet até o dia 31 de janeiro de 2023.

Os reservistas deve,m acessar os sites específicos da Força que o Reservista serviu. No caso do Exército, a opção pela internet é: www.exarnet.eb.mil.br . Caso o reservista se apresente depois do período normal será cobrada uma multa.

Em Marília deverão fazer o EXAR 2022 todos que serviram o Tiro de Guerra nos últimos cinco anos; os policiais militares que saíram da corporação e também ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos; entre outros.

A JSM de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1363. fica na rua 15 de Novembro, 650, em frente ao Mercadão, no centro de Marília.

O EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte por meio do EXARNET ou de forma PRESENCIAL no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos.

A atividade, deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados.

Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (Praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas. O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento.

O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em lei.

QUEM DEVE SE APRESENTAR NO EXAR

Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre, que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive):

– Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;

– Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente;

– Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido;

– Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);

– Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em “Situação Especial “; e

– Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 (quatro) primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.