Contribuintes de Marília vão pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 6,47% mais caro em 2023. O decreto que atualiza valores venais de imóveis na cidade foi publicado pela prefeitura neste sábado.
Segundo a administração, o índice representa apenas a recomposição do IPCA (Imposto de Preços ao Consumidor Amplo), que é usado oficialmente como índice da inflação no país.
O reajuste altera valor do metro quadrado de edificação e do metro quadrado de terreno. Com isso amplia o valor venal dos imóveis, que é a base para cálculo do imposto.
O IPTU já foi a principal fonte municipal de renda para a administração – hoje foi superado pelo Imposto Sobre Serviços -. O orçamento de 2023 prevê arrecadação de R$ 116,8 milhões com o imposto, além de outros valores com multas e cobranças pela dívida ativa.
O pagamento do imposto no próximo ano vai repetir as três faixas de descontos já adotadas em anos anteriores.
Imóveis que passaram por recadastramento com atualização de dados e cujos contribuintes fizeram opção pelo IPTU Digital terão 7% de desconto. Recadastrados mas fora do IPTU Digital têm 5% de desconto. Imóveis sem recadastramento terão 3% de desconto.