
O Teatro Municipal de Marília recebeu no segundo semestre de 2022 24.327 pessoas para acompanhar 97 sessões de diferentes espetáculos, entre artistas de renome, produções locais e musicais.
A média é de 250 pessoas por seção. Por mês foram pouco mais de 4.000 pessoas passando pelo local. Os números foram considerados surpreendentes pela cultura.
Entre julho e dezembro foram apresentados 87 espetáculos/eventos – como alguns fazem mais de uma sessão, o número de apresentações chega aos 97.
“Esses dados mostram a importância da economia criativa e do setor cultural não apenas em Marília, mas em nível nacional, e em Marília podemos observar esse exemplo do tamanho e da importância do setor público como indutor da economia e de proporcionar a circulação do fazer artístico e cultural em nossa cidade”, afirma o secretário da Cultura, André Gomes.
Novembro, já com, reflexo de academias de dança e outros eventos, teve o maior público do semestre, com 5.484 pessoas para 22 seções em 20 dias de eventos – incluindo cinco gratuitos -.
Dezembro teve 5.284 pessoas em 17 dias de evento com a maior média de público por evento: 278 pessoas. Foram nove eventos gratuitos com 1.919 pessoas, e oito eventos pagos com público de 3.365 pessoas.
Em julho o Municipal recebeu 3.330 pessoas e em agosto 3.340. Foram 3.057 em setembro e 3.832 pessoas em outubro.
“Esse ano foi de resgate de projetos que estavam engavetados pelas restrições da pandemia, e é gratificante saber que toda nossa equipe pôde colaborar para esses espetáculos acontecerem. O fazer artístico é um processo colaborativo, o público merece ter acesso à arte, e os artistas também merecem ter esse momento de voltarem ao palco do Municipal”, avalia William Lima, supervisor do Teatro.