
A projeção de riscos de chuvas intensas em Marília e cidades próximas provocou alertas de meteorologia replicados pela Defesa Civil do Estado, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pela Climatempo.
Segundo a Defesa Civil, entre terça (27) e sexta-feira (30), há condições para chuvas intensas e contínuas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo no Estado de São Paulo.
Em Marília e região esse volume pode chegar a 100mm. Já em Bauru a chuva pode atingir até 140mm. A Defesa Civil recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
O Inmet publicou alerta de chuvas intensas para a região válido até a terça com projeção de até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto orienta a evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Climatempo indica que muitas áreas do Brasil começaram a segunda com tempo abafado e já com chuva fraca e isolada. Explica que a passagem de uma frente fria muda o tempo na Região Sul e provoca circulação dos ventos, calor e umidade provocando chuva forte no Sudeste.
A combinação de calor, umidade e a circulação dos ventos ainda favorece o aumento das nuvens de chuva em São Paulo, Minas e Rio De Janeiro. Dia abafado, já com sol pela manhã, aumento das instabilidades e pancadas de chuva intercalando períodos de sol.