Nacional

Hacker de Araçatuba acusado de extorsão é preso na Sérvia pela Interpol

Hacker de Araçatuba acusado de extorsão é preso na Sérvia pela Interpol

Patrick César da Silva Brito, um hacker de Araçatuba que era procurado por crimes de extorsão, ameaça, calúnia e difamação, foi preso pela Interpol em Belgrado, na Sérvia, onde morava depois de deixar o país com a repercussão do caso.

A prisão aconteceu no dia 23 e o acusado continua na Sérvia enquanto ocorrem os trâmites para sua extradição. As informações sobre a prisão circularam nesta terça.

A localização foi articulada pela Polícia Civil de Araçatuba com a Interpol. É acusado de invadir o email do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, em 2020. As contas de Deomerce Damasceno, primeira-dama da cidade, também foram invadidas.

Segundo a denúncia do caso, Patrick passou a exigir R$ 70 mil para não divulgar informações – que seriam falsas – e criar prejuízos pessoais e políticos apo prefeito.

O hacker foi identificado e fugiu para o exterior quando virou réu em um processo sobre o caso. O Deic de Araçatuba registrou o caso na Interpol e a troca de informações finalmente permitiu localizar Patrick na Sérvia.

Ainda segundo a polícia, mesmo após a investigação Patrick continuou invadindo dispositivos e fazendo extorsões, além de ameaças.

Ele também é acusado de calúnia e difamação contra investigadores envolvidos na Operação Raio X, que investiga fraudes na saúde, como forma de tirar credibilidade dos casos.