Um balanço de atividades da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília mostra 119.554 atendimentos, entrega de 462.551 litros de leite e 415.333 refeições de fevereiro a novembro de 2022.
Quase metade dos atendimentos representa registro no Cadastro Único, responsável pelo sistema do governo federal permitindo que participem de diversos programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Foram realizados 50.303 atendimentos entre presenciais, telefônicos, atualizações cadastrais, orientações e informações.
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), porta de entrada da assistência e que oferece serviços de fortalecimento e convivência da família e da comunidade, foi responsável por 34.259 atendimentos.
Para famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atendeu 9.413 pessoas, enquanto o Centro de Referência da Mulher atendeu 153 casos.
O Centro Dia do Idoso, espaço destinado ao atendimento de pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, mas que realizam atividades de forma independente e que não têm comprometimento cognitivo, realizou 6.656 atendimentos entre acolhida, palestras, oficinas, dentre outros.
O Viva Leite, que se caracteriza por promover a conexão entre segurança alimentar e assistência social, de fevereiro a novembro de 2022 ofertou 462.551 litros de leite em 27 pontos de entrega espalhados pelo município.
O destaque na oferta de refeições foi a ampliação de atendimento com a inauguração de duas unidades do restaurante Nosso Prato – uma na zona norte e outra no sul -, além do programa estadual Bom Prato.
A secretária Wania Lombardi destacou apoio de parceiros como Senai, Senac e Sebrae, e agradeceu à dedicação de toda sua equipe e também dos parceiros que contribuíram para todas essas realizações.
“Todos os serviços realizados pela assistência contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas, promovendo o acesso aos demais serviços e a garantia de direitos”, disse.