Marília

Marília terá comissão para organizar eleição do Conselho Tutelar

Marília terá comissão para organizar eleição do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marília vai formar uma comissão responsável pela eleição do Conselho Tutelar da cidade, que encerra o atual mandato em 2024. 

A nomeação do grupo é a primeira pauta de um encontro que o conselho promove no dia 18 e busca garantir mais tranquilidade para o processo que a cada eleição ganha mais candidatos, polêmicas e disputa.

O cargo, que oferece estabilidade no mandato de quatro anos, tem salário de R$ 3.673,28, jornada semanal de 40 horas com plantões e importante atividade no atendimento a crianças e adolescentes.

A cidade tem dois conselhos, com cinco integrantes em cada um, além de suplentes. Envolve proteção e acompanhamento em casos de violência, abandono ou exposição a risco e também situações em que menores são envolvidos em ilícitos. 

Candidatos aparecem em diferentes movimentos sociais, organizações religiosas, associações de bairro e outras instituições.

Organização do processo eleitoral envolve ainda cuidados mais técnicos com o procedimento, como a estrutura para receber os eleitores.

Além da Comissão, a reunião do Conselho da criança vai discutir prestação de contas de atendimento social, aprovação de resposta ao repasse do imposto de renda e mais temas sobre o atendimento no setor.